Um outro olhar sobre Mateus 24

É um assunto muito sério termos de falar ao povo de Deus. Às vezes não percebemos o quão importante e vital é aquilo que fazemos. No Grande Conflito, pp. 640, diz o seguinte: “Antes do dia do ajuste final de contas, não se conhecerá quão grande é a responsabilidade dos homens no mister sagrado, e quão terríveis os resultados da sua infidelidade.”

Logo, alguém que tem a responsabilidade de estudar a palavra de Deus com o Seu povo tem uma tremenda responsabilidade. Se eu souber alguma coisa da palavra de Deus que envolva a sua salvação e eu não disser a vocês, e vocês perderem a sua alma por causa disso, será uma algo terrível. Contudo o Diabo está constantemente tentando impedir que os ministros de Deus declararem toda a palavra de Deus. O apóstolo Paulo disse o seguinte aos seus irmãos de Éfeso: “Porque nunca vos deixei de anunciar o conselho de Deus” Atos 20:27.

Há um conselho sobre este assunto no Velho Testamento também. Em Ezequiel 33:6. diz o seguinte: “Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida de entre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia.” Ezequiel 33:6.

Isto é bastante sério. Portanto todos nós precisamos estudar a palavra de Deus, e eu tenho de vos dizer que vem a espada sobre nós e que precisamos estar preparados. Enquanto isto estiver a acontecer, veremos que já temos pouco tempo sobre esta terra. Os eventos finais estão-se precipitando a uma velocidade brutal sobre nós e uma das coisas surpreendentes que encontramos, aqueles que dão estudos bíblicos ou que fazem visitas, é que o diabo está tentando desencorajar o povo de Deus. Há cristãos sinceros por todos os cantos do mundo que parecem ser pressionados como se estivessem numa prensa, que se sentem quase em desespero, prestes a desistir.

Estas prensas que levam as pessoas quase a desistir podem ser por várias razões. Alguns se sentem pressionados por problemas familiares, situação que criou outras crises, incompreensão e lutas. De fato, Ellen White diz que a pior perseguição que uma pessoa pode ter é a perseguição na sua própria casa. Existe uma luta e você não consegue sentir carinho e amor por alguém de sua casa, mas totalmente o oposto. Jesus também sentiu isso. Jesus cresceu numa casa como essa, em que era incompreendido. Ele sabe perfeitamente o que você está a sentir nessa situação. Outras pessoas têm outro estilo de desencorajamento, às vezes ainda pior do que terem problemas em casa, e estas pessoas existem em todo o mundo.

Estas são pessoas que chegam a conclusão que têm problemas nos seus próprios corações. Já alguma vez o Espírito Santo lhe revelou que você tem algo no seu coração que necessita sair? Alguma coisa que deve ser mudada? Talvez alguns pensamentos ou sentimentos que devem ser mudados? O diabo tenta desencorajá-lo dizendo: “Olha para o que tu fizeste. Tu já o fizeste vezes e vezes sem conta e nunca conseguirás vencer isso.” Maria Madalena teve essa experiência. O Senhor livrou-a da possessão de demônios. Então o diabo tomou conta dela novamente. Então o Senhor novamente a livrou. Então o diabo tomou conta dela outra vez, e outra vez, e outra vez, vezes sem conta.

A Bíblia diz, e Ellen White confirma no Desejado de Todas as Nações, que Jesus a livrou da possessão de demônios sete vezes. Outras pessoas são desencorajadas por causa de problemas de saúde ou por problemas financeiros, ou problemas com os seus trabalhos ou qualquer outro tipo de dificuldade. Se está tentando ajudar qualquer pessoa com este tipo de problemas, o que poderá você dizer? Olhe para o teste da Bíblia. Mateus 17 é o episódio do Monte da Transfiguração e diz em Mateus 17:8: “E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão unicamente a Jesus.” Foi só quem viram. Ellen White diz que, este era o segredo da igreja primitiva. Eles centravam a sua atenção somente em Jesus. Pessoas hoje em dia querem centrar a sua atenção em muitas outras coisas, tais como pregadores ou professores, físicos e advogados, ou grupos de pessoas como igrejas ou organizações.

De maneira nenhuma critico estas pessoas, mas as pessoas em questão ou grupos, não conseguem resolver as necessidades profundas do seu coração. Deve concentrar a sua atenção somente em Jesus. Ele é o único que consegue responder aos mais profundos problemas do seu coração, que nenhum outro ser humano pode responder ou resolver. Eu gostaria de lhe ler uma citação do livro Atos dos Apóstolos, pp. 532: “Antes de ser dada ao crente a maravilhosa possibilidade de ser semelhante a Cristo, obediente a todos os princípios da Lei. Mas dele próprio, o homem é totalmente incapaz de chegar a esta condição.” Atos dos Apóstolos, pp. 532. Dizendo estas escritas inspirações a verdade, acha que consegue ser semelhante a Cristo por você mesmo? O que é que elas dizem? Dizem que é totalmente incapaz. Eu sou totalmente incapaz. Nenhum de nós tem a possibilidade de fazer isto. Bem, como vamos consegui-lo então? Nós não conseguimos. Bem mas ouçamos a próxima frase: “ A santidade que a palavra de Deus declara que devemos ter antes de sermos salvos, é o resultado do (trabalho da graça divina em ajoelhar-se em contrição e submissão da disciplina e influencias do Espírito da verdade.” Ibid. Somente a graça divina pode transformá-lo a si ou a mim em pessoas semelhantes a Cristo.

(CONTINUAR PÁGINA 2)

Compartilhe esta matéria:
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Google Buzz
  • Live
  • Orkut